Publicação Ler

Egito se junta ao novo Banco de Desenvolvimento do Brics

Egito se junta ao novo banco de desenvolvimento do brics

Outros países interessados em ingressar no bloco são Argentina, Argélia, Irã.
 

O governo egípcio aprovou nesta quarta-feira a participação do Egito no Novo Banco de Desenvolvimento dos países do Brics, tal como havia sido proposto pelo presidente, Abdel Fatah-Al Sissi.

“O gabinete aprovou um projeto de decisão do presidente da República sobre a ratificação do acordo que estabelece o novo banco de desenvolvimento do grupo Brics e o documento de adesão do Egito ao banco”, relatou o governo egípcio.

Os países do grupo, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estabeleceram o banco em 2014 para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países da aliança, bem como em outros países em desenvolvimento. Em 21 de julho de 2015, foi lançado em Xangai, China.

O presidente egípcio está na Arábia Saudita para participar de uma cúpula dos países árabes com a China, maior economia dos Brics.

O ministro das Finanças do Egito, Mohamed Maait, afirmou o entusiasmo de seu país em aumentar a cooperação com parceiros internacionais de desenvolvimento, especialmente à luz do “movimento de desenvolvimento sem precedentes” que o Cairo está testemunhando.

Outros países interessados em ingressar no bloco econômico são Argentina, Argélia, Irã e, segundo o Itamaraty, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito.

O setor de investimento inclui infraestrutura como: energia, transporte, água e comunicações, além de expandir sua atuação para incluir os setores de saúde e infraestrutura social.

O banco também se concentra na implementação de projetos relacionados às prioridades de desenvolvimento nacional dos estados membros.

Com informações da TelesurTV
https://monitormercantil.com.br/egito-se-junta-ao-novo-banco-de-desenvolvimento-do-brics/

instagram whatsapp